No Japão, são várias as provas canceladas devido ao medo da pandemia, ainda que marcadas para apenas o próximo ano. É o caso da Maratona de Shizuoka que costuma ter mais de dez mil participantes. Segundo a Organização da prova, “O número de casos de Corona está baixo agora, mas permanecem as preocupações sobre uma sexta onda de infeções”. É o terceiro ano consecutivo em que o evento é cancelado.
Lançada em 2014, a Maratona de Shizuoka estava marcada para 13 de Março, mas de acordo com a sua declaração, a Organização não está convencida sobre as perspetivas futuras de organizar o evento com segurança.
Atualmente, os números da pandemia no Japão são baixos, comparados com a maior parte dos países. A média atual da contagem de novos casos do COVID-19 de 7 dias da região de Shizuoka é 1 (um). A maior média semanal de sempre foi 559. A média semanal de todo o Japão é atualmente de 828, menos do que a média atual da cidade de Nova York, que recebe a sua maratona neste fim de semana.
Também a Kashima Yutoku Road Race marcada para 27 de Fevereiro de 2022, foi adiada para 2023. A Organização citou a incerteza em torno da pandemia e a possibilidade de um surto sazonal de gripe na fundamentação da decisão.
Mas ainda há quem corra no Japão. Depois de ter sido cancelada no ano passado, a 7ª edição da Maratona de Kanazawa voltou em 31 de Outubro, com 9.843 participantes de todo o país. Foi a primeira maratona de massas no Japão desde Fevereiro de 2020. Venceram Junichi Ushiyama em 2h17m03s e Mai Fujisawa em 2h35m52s.
A partida foi dividida em duas ondas, com cerca de 5.000 atletas em cada uma.