Um estudo da consultora Nielsen concluiu que o atletismo é a segunda modalidade preferida em Portugal, com 47% da população interessada ou muito interessada, logo a seguir ao futebol com 71% e com o futsal a ser a terceira modalidade preferida com 45%.
O estudo, encomendado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), concluiu que o deporto é uma das principais áreas de interesse dos portugueses, atingindo os 70%, apenas atrás de outras áreas de entretenimento, como séries de televisão, cinema, música ou compras online.
Realizadas 1000 entrevistas online a uma amostra representativa da população portuguesa situada entre os 18 e os 65 anos, no período de 9 a 16 de Setembro, o estudo da Nielsen concluiu ainda que 57% dos portugueses se interessam pelos Jogos Olímpicos, mais 13% do que aquando dos JO do Rio de Janeiro.
O acompanhamento dos JO de Tóquio foi feito por 63% da população nacional, sendo a televisão o meio preferido, seguido pelos meios online.
Relativamente à marca Olímpica, 97% dos inquiridos conheciam os anéis Olímpicos. A da marca Comité Olímpico de Portugal teve um reconhecimento de 77%, mais 17% do que nos JO do Rio de Janeiro 2016.
Ficou ainda demonstrado que aumentou o interesse nos atletas após a sua participação nos Jogos Olímpicos. Patrícia Mamona, Telma Monteiro e Nelson Évora foram os três atletas mais reconhecidos, seguidos de Pedro Pichardo, Fernando Pimenta e João Sousa.