Realiza-se este domingo o Cross de Torres Vedras/39º Corta-Mato de Matos Velhos, uma das provas de observação com vista à seleção que estará no Europeu de Dublin, a 12 de dezembro. A principal prova de seleção será naturalmente o Campeonato de Portugal, em Vale de Cambra, dia 28, pelo que é natural que, duas semanas antes, muitos dos melhores atletas aproveitem a prova de domingo para rodarem. Os principais candidatos serão os primeiros do campeonato do ano passado – Rui Pinto, Rui Teixeira, João Pereira e Luís Saraiva -; Samuel Barata e André Pereira, então ausentes; Miguel Marques e Miguel Borges.
No setor feminino, tudo continuará a girar em torno das quatro primeiras do Nacional do ano passado: Salomé Rocha, Sara Moreira, Catarina Ribeiro e Jéssica Augusto.
Mas as maiores esperanças nacionais estarão este ano concentradas nos sub’23, a começar em Mariana Machado (3ª júnior há dois anos) e Etson Barros (4º júnior em Lisboa’2019). E a seleção sub’23 contará ainda certamente com Lia Lemos, Sara Duarte e Laura Taborda. Na equipa masculina, são candidatos Duarte Gomes (14º júnior no Europeu de há dois anos), Rogério Amaral, Alexandre Figueiredo, Amílcar Amaral e Simão Bastos, entre outros.
No que se refere aos juniores, Ruben Pires, os gémeos João e Pedro Amaro e André Regufe, no setor masculino, e Ana Margarida Silva e Inês Borba, no feminino, foram os melhores fundistas da época passada. Mas corta-mato é um pouco diferente…
No passado domingo, o sub’23 Duarte Gomes (Benfica) já deu boas indicações, ao ganhar o 31º Cross Cidade de Amora, com 10 segundos de vantagem sobre Samuel Freire (V. Setúbal) e 19 sobre Filipe Vitorino (CN Rio Maior). Susana Cunha (RD Águeda) ganhou a prova feminina, com mais de dois minutos e meio de vantagem…
Está prevista transmissão?
Que eu saiba, não. Se derem o Campeonato Nacional já será de lançar um foguete!