Em muitos países, encontramos ultramaratonas que chegam a ter centenas de quilómetros de extensão. Tom Fish elaborou aquelas que ele considera as seis maratonas mais longas do mundo. Eis a sua lista, da distância mais curta para a maior.
6ª. Corrida Montane Spine (434 km)
A Montane Spine Race é uma brutal maratona de montanha de inverno ininterrupta de 268 milhas (434 km) que abrange todo o Pennine Way do Reino Unido e é considerada uma das provas de ultra distância mais difíceis da Europa.
Esta prova não é para os fracos. Os competidores devem cobrir alguns dos terrenos mais desafiadores da Inglaterra, enquanto lutam contra as condições brutais do inverno e a privação de sono.
5ª. 6633 Arctic Ultra (611 km)
Chamado de corrida para o topo do mundo, esta ultramaratona oferece aos competidores a chance de experimentar um dos ambientes mais difíceis e bonitos do planeta.
A corrida a pé auto-suficiente nas Planícies Eagle de Yukon, noroeste do Canadá, envolve corredores cruzando a linha do Círculo Polar Ártico a uma latitude de 66 graus e 33 minutos. Uma versão mais curta está disponível: apenas 143 km de comprimento.
4ª. Montane Yukon Arctic Ultra (692 km)
Esta prova canadiana orgulha-se de ser a ultra mais fria e difícil do mundo. Os participantes da MYUA são obrigados a puxar um trenó, carregando todos os seus equipamentos e alimentos obrigatórios, enquanto as temperaturas podem cair para – 40 ° C, o que significa que apenas sobreviver a esta ultramaratona, é uma conquista em si.
3ª. A prova de expedição da Patagónia (603 a 804 km)
Esta ultramaratona oferece o máximo em variedade ao longo da trilha, às vezes de 500 milhas (804 km), já que apresenta quase todos os tipos de terreno no caminho, incluindo: glaciares, florestas, rios e até pântanos.
Os corredores conquistam a região selvagem da Patagónia em equipas de quatro, cada um requerendo várias habilidades, como primeiros socorros e leitura de mapas – o que é particularmente útil com o percurso ajustado anualmente.
2ª. Iditarod Invitational (1.609 km)
Diz algo sobre uma ultramaratona quando a versão de 350 milhas (563 km) é considerada a opção mais fácil; o percurso mais longo desta exaustiva prova segue o caminho de 1.000 milhas (1.609 km) da famosa corrida de cães de trenó.
O auge de todas as ultramaratonas de inverno, o ITI 1000 leva os competidores pelos confins da natureza selvagem do Alasca, seguindo a trilha Iditarod até à sua conclusão sob o famoso arco escavado em Nome, Alasca.
1ª. Autotranscendência (4.988 km)
A mais longa prova de estada certificada do mundo e, sem dúvida, a mais mentalmente desgastante, esta super histórica que começa às 6 h no Queens, em Nova York.
A partir de então e continuamente durante 52 dias, os participantes são obrigados a correr exatamente o mesmo percurso (uma média de 99 km por dia) nos referidos 52 dias.