Os saltadores em comprimento, o grego Miltiadis Tentoglou e a sérvia Ivana Spanovic foram eleitos “Atlelas do Ano dos Países Balcânicos”.
Tentoglu conquistou a medalha de ouro nos Europeus de pista coberta e nos JO de Tóquio, detendo ainda a melhor marca mundial do ano com 8,60 m. Esta marca coloca-o também em terceiro lugar na lista europeia de todos os tempos ao ar livre, atrás do seu compatriota Louis Tsatoumas (8,66 m) e do arménio Robert Emmiyan (8,86 m).
Ivana Spanovic, agora Vuleta desde o seu recente casamento, foi quarta em Tóquio, depois de ter liderado a qualificação com 7,00 m. Conquistou depois o título da Liga Diamante ao saltar 6,96 m no meeting de Zurique.
Foi a quarta vez que Vuleta recebeu o prémio regional, após as suas vitórias em 2013, 2015 e 2016. Tentoglou recebeu-o pela primeira vez.
O Atleta do Ano dos Balcãs foi inaugurado em 2011. Estiveram presentes na cerimónia da atribuição dos prémios, o presidente do Atletismo Europeu, Dobromir Karamarinov, e o presidente da World Athletics, Sebastian Coe.