Depois de algumas dúvidas, parece que o Campeonato Mundial de Atletismo vai mesmo disputar-se em Budapeste no ano de 2023.
O presidente da Câmara de Budapeste, Gergely Karácsony, retirou a ameaça de bloquear o Campeonato, após alegar que o governo húngaro havia cedido às suas exigências.
Em Setembro, Karácsony, anunciou que o Governo liderado por Viktor Orbán havia rompido parte do acordo com a capital para a realização dos Campeonatos, ao prosseguir com o seu projeto Fudan ligado à China.
A Assembleia Geral de Budapeste posicionou-se ao lado de Karácsony e apoiou uma moção para retirar a aprovação para receber o Campeonato.
Segundo Karácsony, “Eles desistiram porque os chineses desistiram porque não vale tanto para eles.” O Governo húngaro e os seus parceiros chineses ainda não o confirmaram oficialmente.
Um novo estádio com 36.000 espetadores será construído para receber o Campeonato, prevendo-se que custe 557 milhões de euros.
O evento, terá lugar entre 19 e 27 de Agosto de 2023, menos de um ano antes dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Oregon deve receber o próximo Campeonato Mundial de Atletismo em 2022, depois da competição ter sido adiada por um ano devido à pandemia.