Só não erra quem nada faz. E nas corridas, quantos de nós não comete aqui ou ali, os seus erros? Eis oito exemplos a corrigir.
1. Recomeçar de forma exagerada. Está a regressar de uma lesão? Deve começar a correr de forma gradual para se manter saudável. Siga as regras básicas para aumentar a sua quilometragem em apenas 10% por semana.
2. Reabastecimento insuficiente. Depois de um passeio extenuante, faça um lanche rico em carbohidratos, seguido de uma refeição que inclua carbohidratos e proteínas para reconstruir os músculos.
3. Não comece uma corrida muito rápido. Começar rápido demais no início de uma prova, pode arruinar as suas melhores esperanças. Considere usar um GPS para saber o seu ritmo – e ser capaz de ajustá-lo, antes de atingir a marca do primeiro quilómetro.
4. Seja o seu próprio médico. Os corredores costumam ser muito constrangidos com os seus corpos e recorrem à automedicação com gelo ou ibuprofeno para tratar as suas dores. Mas pequenas lesões podem transformar-se em lesões graves. É melhor consultar um médico mais cedo do que demasiado tarde. Se a dor persistir após três dias, marque uma consulta.
5. Esqueça os alongamentos. É desejável não alongar antes de uma corrida – o alongamento estático quando os seus músculos estão frios não ajuda – mas relaxar os músculos após uma corrida pode ajudar a evitar lesões.
6. Não dormir o suficiente. Estudos mostram que dormir apenas algumas horas pode afetar o seu desempenho na corrida, ao mesmo tempo que compromete a sua recuperação, imunidade e força mental. Como cada pessoa precisa de um número diferente de horas de sono, anote os detalhes dos seus horários de sono no diário de treino e procure padrões específicos para si. Depois de perceber que está a funcionar, mantenha o número de horas de sono.
7. Nunca descansa. Excesso de treino pode levar a muitos problemas, como lesões, doenças que perduram e perda de motivação. Todos os programas de treino devem ter um dia de descanso e dois a três dias de exercícios menos intensos por semana para equilibrar com os dias de treino mais intensos.
8. Conheça os seus limites. Existem muitos conselhos que lhe dirão como ser um melhor corredor mas tente concentrar-se no que lhe é possível. Lembre-se: começou provavelmente a correr para sentir-se melhor, não para se sentir stressado.