Portugal estará representado por 20 atletas no Europeu de corta-mato, cuja 27ª edição será realizada no próximo domingo, em Dublin, depois de Lisboa ter recebido a de 2019 e de não se ter realizado a de 2020, devido à Covid’19. Mariana Machado, campeã de Portugal, será a principal esperança nacional, uma vez que competirá no escalão de sub’23, com a aspiração de ganhar nova medalha, depois do terceiro lugar entre as juniores, há dois anos. Mas terá difíceis adversárias, nomeadamente a italiana Nadia Battocletti, campeã júnior há dois anos e agora favorita entre as sub’23, e a eslovena Klara Lukan, segunda júnior há dois anos. As três atletas do pódio júnior de Lisboa’2019 encontrar-se-ão agora na prova de sub’23.
Entre os seniores, Portugal apresentar-se-á apenas na prova masculina, com as principais expetativas a recaírem sobre o campeão nacional Samuel Barata. Miguel Marques fará o seu 8º Europeu e André Pereira foi o melhor há dois anos (20º).
Nos outros escalões, expetativa à volta dos gémeos João e Pedro Amaro e de Rita Figueiredo, entre os juniores, e da muito equilibrada equipa sub’23 masculina.
Uma nota ainda para o facto de todos os seis campeões de 2019 estarem presentes, embora naturalmente em escalões diferentes. O norueguês Jakob Ingebrigtsen, campeão júnior há dois anos, apresentar-se-á agora na prova de seniores, apesar dos seus 20 anos.
Inscreveram-se 12 países na estafeta mista 4×1500 m, na qual Portugal não estará representado.
Eis o horário das provas e as presenças portuguesas:
10.00 h – juniores (M): João Amaro, Pedro Amaro, Duarte Santos, Jacinto Gaspar
10.28 h – juniores (F): Rita Figueiredo, Camila Gomes, Ana Silva, Beatriz Fernandes
10.50 h – sub’23 (M): Duarte Gomes, Alexandre Figueiredo, Isaac Nader, Miguel Moreira, Ruben Amaral, Etson Barros
11.23 h – sub’23 (F): Mariana Machado, Lia Lemos
12.21 h – estafeta mista 4×1500 m
13.13 h – seniores (M): – Samuel Barata, Miguel Marques, Rui Teixeira, André Pereira
13.53 h – seniores (F)