A World Ayhletics conversou com o recordista mundial e bicampeão olímpico da maratona Eliud Kipchoge, para refletir sobre a sua grande carreira. Kipchoge citou as suas vitórias anteriores na Abbott World Major Marathon, o seu recorde mundial e quando correu, ainda que não oficialmente, a primeira maratona em menos de duas horas, como coisas que ele olha para trás com alegria. Quando questionado sobre os seus objetivos futuros, ele disse que quer ser o primeiro atleta a ganhar três medalhas de ouro olímpicas consecutivas na maratona.
“A minha meta ao entrar nos Jogos de 2020 era ganhar duas medalhas de ouro olímpicas e gostaria de ganhar a terceira”, disse Kipchoge ao World Athletics. Ele também mencionou outros objetivos, como correr as seis Major Maratonas e bater o seu recorde pessoal na meia maratona.
Se Kipchoge defender o seu título nos JO de Paris em 2024, ele se será o primeiro atleta a conseguir fazê-lo por três vezes seguidas. Até agora, apenas três atletas venceram duas maratonas olímpicas consecutivas: ele próprio, o etíope Abebe Bikila em 1960 e 1964 e o alemão oriental Waldemar Cierpinski em 1976 e 1980.
Quando ele foi questionado sobre a hipótese de ele bater o seu recorde mundial, Kipchoge disse: “Há muitas pessoas que poderão bater o meu recorde mundial da maratona. Acho que Geoffrey Kamworor baterá um dia o recorde mundial. Joshua Cheptegei também deixará a sua marca na maratona, e Kenenisa Bekele ainda está aí.”
Agora que a época de 2021 chega ao fim, Kipchoge não tem ainda definidos os seus planos para 2022. “Esforço-me sempre para melhorar a minha preparação física e encaro isso como uma educação. Por exemplo, se fizer um exame daqui a dois anos, deve planeá-lo cuidadosamente para que ele seja bem-sucedido.”