O tão falado formato das ‘três finais’, introduzido pela Liga Diamante para os saltos e lançamentos, foi revisto após as muitas críticas recebidas nesta época.
Em 2021, o atleta que saltou ou lançou mais longe, não ganhou necessariamente a competição. Eram apurados os três melhores atletas para o último salto ou lançamento final. Venceu então o atleta que teve o melhor desempenho nesse lançamento ou salto final.
Teoricamente, um atleta que tivesse batido o recorde mundial numa das primeiras cinco séries, podia depois ter um sexto desempenho fraco e ser ultrapassado por outro que seria declarado vencedor.
Agora, o melhor lançamento ou salto em toda a competição fará com que o atleta ganhe o evento, com os atletas com melhor classificação a irem em primeiro lugar do primeiro ao terceiro round.
Após a terceira rodada, a ordem dos oito atletas restantes será redesenhada com os atletas com melhor desempenho a lançarem ou saltarem no início das próximas duas séries.
Os três atletas com as melhores pontuações das cinco séries ainda seriam os únicos a classificar-se para as três finais, mas a principal diferença no próximo ano, é que não é decisivo para o resultado geral da competição.
Isso significa teoricamente que se um atleta estabeleceu um recorde mundial numa série anterior e não lançou ou saltou mais longe nas três séries finais, ele ainda assim ganharia o evento.
O CEO da Liga Diamante, Petr Stastny, disse: “A Wanda Diamond League é uma liga de primeira classe mundial de um dia. Estamos empenhados em usar esses eventos num ritmo acelerado e emocionantes para mostrar os talentos incríveis dos nossos atletas, o que significa evoluir e desenvolver novas ideias, formatos e conceitos para manter os nossos fãs existentes envolvidos e encorajar novos fãs a seguirem a modalidade.
“Somos gratos aos nossos atletas e organizadores da reunião por concordarem em testar a Final 3 nesta temporada, que viu um aumento na atenção para esses eventos, que é o objetivo principal da Final 3. Prometemos um processo de feedback completo e realizámos uma série de discussões e reuniões para rever o formato e explorar outras ideias para inovar em torno desse conceito.
“Estamos muito satisfeitos por ter encontrado um formato revisto em que todas as partes interessadas nos nossos meetings de um dia apoiam e irão apresentá-lo na temporada de 2022”.
https://8280206b2d955673a90cb9ad833a2e7f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html Comentando sobre o formato final 3 revisto, a vice-presidente da Comissão de Atletas, Dame Valerie Adams, disse: “Quando discutimos e concordamos em testar o Formato Final 3 nesta temporada, ficamos apreensivos, mas entendemos por que esse conceito estava sendo considerado.
“O Wanda Diamond League Board prometeu consultar os atletas e outros no final da temporada, o que eles fizeram e concordámos num formato revisto que acreditamos que funcionará melhor para os atletas e fãs. Gostaríamos de agradecer à direção e aos organizadores do encontro por manterem a sua palavra e ouvirem os atletas. Estamos ansiosos para competir no formato revisto em 2022.”
A época da Liga Diamante começa em 13 de Maio em Doha e atravessa quatro continentes antes das finais ocorrerem a 7 e 8 de Setembro em Zurique.