A S. Silvestre da Amadora, a mais antiga de Portugal Continental, vai regressar à estrada no próximo dia 31, após o interregno observado em 2020 devido à pandemia.
A prova tem 1.700 inscritos nos 10 km e na Corrida das Crianças. Dos 1.700 inscritos, 28% são do sexo feminino.
Na apresentação da 46ª edição da prova, esteve presente a sportinguista Ana Mafalda Ferreira, a vencedora das duas últimas edições que referiu: “Não existe nenhum bocado de prova sem público, é difícil igualar uma prova como a Amadora. A responsabilidade é outra, trago duas vitórias e vou lutar pela terceira. É um percurso duro e com adversárias de qualidade, mas farei o meu melhor.”
Entre as atletas de elite para além de Ana Mafalda Ferreira, teremos Sara Catarina Ribeiro (Sporting CP), vencedora da prova em 2015 e 2016; Solange de Jesus (C.D. Feirense), vice-campeã nacional de corta-mato em 2021, Susana Cunha, Carla Martinho, Joana Nunes e Carolina Ribeiro (todas do R.D. Águeda); Rafaela Almeida (SC Salgueiros); Vanessa Carvalho (SC Braga); Sónia Ferreira e Mónica Silva, ambas do São Salvador do Campo.
Em masculinos, destaque para o sportinguista Rui Pinto à procura da sexta vitória. Estarão também presentes, Miguel Borges, Miguel Marques (vice-campeão nacional de corta-mato) e Fernando Serrão, todos do Sporting CP; André Pereira (SL Benfica); Luís Saraiva (vencedor do Campeonato Nacional de Estrada); Tiago Costa, Paulo Rosário e Francisco Rodrigo, todos do SC de Braga; Luís Oliveira (R.D. Águeda); João Fernandes (Casa Benfica Faro); Ricardo Ferreira (JOMA) e Hugo Santos (SC Salgueiros).
De forma a garantir as melhores condições sanitárias, haverá seis partidas por blocos, separadas por dois minutos. Como vem sendo hábito, é obrigatória a utilização da máscara até ao momento da partida e após a meta.
A elite feminina partirá às 17.45 e a elite masculina 15 minutos depois. Às 16 horas, correrão as mais de 150 crianças já inscritas.