A Liga Diamante decidiu conceder um prémio para homenagear os atletas que apresentaram desempenhos consistentemente excelentes ao longo da época de verão.
Enquanto os 32 campeões da Liga Diamante foram decididos na final de Zurique em Setembro passado, o prémio de Atleta Mais Consistente é entregue aos atletas que tiveram repetidamente um desempenho ao mais alto nível, entre Maio e Setembro nos principais meetings de um dia.
Os dez vencedores do prémio serão anunciados ao longo desta semana, nos sprints, barreiras, provas de meio fundo e fundo, saltos e lançamentos. Cada vencedor receberá um prémio monetário de 20.000 dólares.
Os vencedores são decididos através de um sistema de pontos que compara o desempenho entre as disciplinas, ajustando para fatores como condições e a quantidade de vezes que uma disciplina foi realizada durante a época.
Barreiras Masculinas – Karsten Warholm
O atleta norueguês ganhou a sua primeira medalha de ouro olímpica com um recorde mundial em Tóquio, mas ele já havia feito história algumas semanas antes no meeting de Oslo integrado na Liga Diamante. Os 46,70 então feitos por Warholm nos 400 m barreiras, tornaram-no o sétimo atleta a bater um recorde mundial numa disciplina da Liga Diamante. Com as suas vitórias no Mónaco e Zurique, Warholm venceu a Liga Diamante pela segunda vez consecutiva.
Barreiras Femininos – Femke Bol
Depois de um ano em destaque em 2020, a atleta holandesa dos 400 m barreiras, Femke Bol, garantiu um lugar entre a elite em 2021 e pode até reivindicar ser a atleta mais consistente da Liga Diamante. Ela venceu as quatro primeiras provas, incluindo o recorde da Liga Diamante com 52,37 em Estocolmo. Outra vitória em Lausanne manteve-a no topo, antes de conquistar o seu primeiro Troféu da Liga Diamante em Zurique.
Meio fundo Feminina – Faith Kipyegon
A atleta queniana dos 1500 m, Faith Kipyegon coroou uma época brilhante com a vitória na final da Liga Diamante em Zurique, ganhando o troféu pela primeira vez desde que se tornou mãe em 2018. Ela também provou ser a mais consistente atleta do meio fundo nesta época, com vitórias em Doha e Eugene, um recorde queniano no Mónaco e uma luta surpreendente com Sifan Hassan em Florença.
Meio fundo masculino – Timothy Cheruiyot
O queniano Timothy Cheruiyot pode ter perdido o ouro olímpico este ano, mas ele continuou a dominar na Liga Diamante. O especialista dos 1500 m conquistou quatro vitórias, incluindo um recorde pessoal de 3.28,28 no Mónaco, enquanto avançava para a defesa do seu título de 2019, garantindo o quarto Troféu da Liga Diamante consecutivo.
Velocidade masculino – Kenneth Bednarek
O sprinter norte-americano Kenneth Bednarek chegou a esta época sem nunca ter vencido um meeting da Liga Diamante, mas terminou com quatro vitórias e a conquista do Troféu da Liga Diamante. O início explosivo do atleta de 23 anos em Gateshead e Doha foi seguido por mais duas vitórias nos 200 metros em Lausanne e Zurique, quando ele conquistou o seu primeiro título. Quatro vitórias fizeram dele o Atleta Mais Consistente no sprint masculino.
Velocidade feminina – Elaine Thompson-Herah
2021 foi um ano inesquecível para a jamaicana Elaine Thompson-Herah, pois ela recuperou o Troféu da Liga Diamante pela primeira vez em quatro anos nos 100 m e conquistou vitórias olímpicas nos 100 e 200 m em Tóquio. O seu desempenho surpreendente em Eugene, onde registou o segundo tempo mais rápido da história, foi apenas um dos três recordes do meeting que ela conquistou, no caminho para o terceiro título da Liga Diamante.