Com Janeiro à porta, é hora de refletir sobre os seus planos para 2022. Quer tenha ou não alcançado as metas que estabeleceu para este ano, pode dar uma olhadela para o que fez, o que o ajudará a escolher as suas metas para a nova época. O ano que se aproxima, com a motivação crescente que inevitavelmente traz consigo, é um ponto de viragem e ter um objetivo em mente já a partir de 1 de Janeiro, é a garantia de um começo promissor.
Este ano corri ocasionalmente. No próximo, irei correr regularmente
Quando o corredor não tem um gosto real pela corrida, é fácil adiar o treino para o dia seguinte. Torne-se mais regular nas suas saídas traçando uma programação semanal dos seus treinos: um treino para cima e para baixo, um trabalho rápido, uma corrida fácil e, no fim de semana, um treino longo ou prova. Se sentir-se com pouca vontade, diga a si mesmo: “Vou esperar apenas dez minutos.” Depois de começar a correr, será fácil encontrar o desejo de continuar.
Este ano eu fiz 5 km alternando a caminhada com pequenas corridas. A seguir, vou competir em 5 km sem parar
Atingiu o seu objetivo ao cruzar a linha de meta mas é fácil sentir o desejo de melhorar. Agora, o objetivo passa por fazer os 5 km sempre a correr, ainda que devagar.
Este ano fiz a minha primeira prova. Irei seguidamente correr um pouco mais rápido
Vai fazer treinos maiores e mais rápidos. A cada duas semanas, inicie um treino longo e lento, aumentando em três a cinco quilómetros a distância da prova. Para a velocidade, tente fazer este treino uma vez por semana: corra uma volta a um ritmo confortável, depois corra uma volta dez segundos mais rápido e depois ande uma volta. Comece com 4 voltas rápidas/uma volta a caminhar e almeje 10 a 14 voltas antes da prova.
Este ano, eu bati o meu recorde pessoal. No próximo, vou aumentar a distância
Para aumentar a sua distância nas provas, concentre-se em aumentar a quilometragem nos seus treinos longos. Execute-os uma vez por semana, num ritmo confortável. A cada duas semanas, aumente a distância deles em 2 a 3 km, até correr 16 km (se tiver uma meia maratona em vista) ou 32 km (para uma maratona). No resto da semana, faça pelo menos três treinos de 30 minutos, no seu próprio ritmo.