O Grupo Desportivo e Cultural de Guilhovai pertence ao concelho de Ovar e tem em Sérgio Rodrigues o seu presidente. Conta com 18 atletas e o veterano Paulo Gomes é o seu nome mais sonante.
O Grupo Desportivo e Cultural de Guilhovai está situado em São João de Ovar, concelho de Ovar. Foi fundado em 19 de Outubro de 1976 através de um grupo de cinco amigos que praticavam atletismo. Eles juntavam-se frequentemente para treinar e participar nalgumas provas, até que um dia, o António Valente lançou um desafio: “E se nós pedíssemos um local à Câmara para a nossa sede e criássemos um Grupo direcionado para o apoio desportivo e cultural?” A ideia vingou e assim apareceu o GDC de Guilhovai.
Sérgio Rodrigues é o presidente do clube que tem 553 sócios, dos quais, 449 pagantes. As quotas têm um valor mínimo de 50 cêntimos mas quem quiser, pode pagar um valor superior.
Seis Secções em funcionamento
O clube tem a sua sede e seis Seções em funcionamento: atletismo, biblioteca, folclore, futebol de 7, teatro e ginástica. No total, tem 120 praticantes, dos quais, 18 no atletismo. A Secção de Atletismo foi fundada em 1978 e António Santos é o seu responsável.
Os atletas participam em provas de estrada, corta-mato, trail e pista, havendo alguns deles que vão a todas, numa “manifestação de grande dedicação e polivalência desportiva”.
A Direção está muito satisfeita com os resultados dos atletas que se têm mostrado dedicados, “fazendo um excelente trabalho de equipa”.
Atletas em destaque
Merecem particular destaque, Paulo Gomes (com participação em grandes provas nacionais e internacionais e Jogos Olímpicos); Vítor Oliveira (com participação em grandes provas nacionais e internacionais e neste momento, num bom momento de forma; Artur Rodrigues (com participação em grandes provas nacionais, internacionais, Campeonatos da Europa e Europeus de corrida em montanha. Foi campeão europeu de veteranos nos 10.000 m estrada, meia maratona e corta-mato; António Fernandes (com participação em grandes provas nacionais, internacionais, Campeonatos da Europa. Foi campeão europeu de veteranos nos 10.000 m estrada e meia maratona.
Grupo Desportivo e Cultural de Guilhovai
Concelho: Ovar
Ano fundação: 1976
Presidente: Sérgio Rodrigues
Sócios: 553
Atletas: 18
Orçamento: 4.000 euros
Objetivos ambiciosos
Os objetivos para esta época passam pelo triunfo coletivo nos Regionais de Seniores, tanto na estrada como no corta-mato curto e longo. Ainda ficar no pódio das três melhores equipas seniores nos Campeonatos Nacionais de estrada, corta-mato curto e longo.
O clube não tem treinadores, cada atleta tem o seu, com um método de treino adequado.
Orçamento de 4.000 euros
O GDC de Guilhovai conta com pequenos subsídios estatais e também de alguns privados. Sendo insuficientes para a sobrevivência da Secção, esta tem de recorrer a outras receitas, boa parte delas através de eventos e de sócios antigos que se “dedicam de corpo e alma ao serviço de todos”. A população dá o seu apoio sempre que possível.
Os apoios dados aos atletas passam pelas inscrições, transportes, equipamentos, e alguns “miminhos” como jantares em altura dos Nacionais.
As principais dificuldades na prática da modalidade prendem-se com a questão financeira, um problema quase sempre presente nas coletividades.
O clube organiza o Grande Prémio Atletismo do Guilhovai que movimenta cerca de 300 participantes.
Treinar em pandemia
Nesta fase complicada da pandemia, o clube tem-se precavido, evitando os ajuntamentos entre os atletas e a Direção. Cada atleta treina na sua área de residência, motivando-se a si e aos companheiros de equipa através da comunicação diária nas redes sociais.
“Somos um grupo unido com o objetivo comum chegar aos lugares mais altos dos pódios, dando sempre o melhor de cada um”
Chegar cedo de mais a uma prova deu mau resultado
Estórias no faltam ao GDC Guilhovai. Por hábito, os atletas do clube chegam às provas em cima da hora. Mas há sempre uma exceção. “Tivemos um dia em que fomos praticamente dos primeiros a chegar, onde ficámos todos admirados e contentes. Como tínhamos tempo, fomos ao café conviver um pouco. Quando demos pela hora, já estávamos sem tempo para a partida, acabámos por fazer um excelente treino todos juntos”.
Chegar à partida com um dia de avanço!
Num sábado à tarde, os atletas deslocaram-se para mais uma competição. Quando chegaram ao local onde normalmente deixavam a carrinha, o estacionamento estava livre. Ficaram então todos admirados e foram-se informar sobre a prova e descobriram que ela se disputava sim mas no dia seguinte! “Enfim, fizemos 100 km para ir tomar café, conviver e rir um pouco. Mas no dia seguinte, comparecemos à prova e todos os nossos atletas tiveram bons resultados”.
Todos são bem-vindos
A terminar, o GDC Guilhovai salientou que quem quiser fazer parte do clube é bem-vindo, tendo o apoio de todos. “Somos um grupo unido com objetivo comum chegar aos lugares mais altos dos pódios, dando sempre o melhor de cada um”.