A queniana Mary Keitany, vencedora da Maratona de Nova York em 2014, 2015, 2016 e 2018 e da Maratona de Londres em 2011, 2012 e 2017, retirou-se da alta competição no passado mês de Setembro. Agora, anunciou que se vai envolver mais no apoio à sua comunidade, como uma forma de retribuição. “A minha comunidade tem-me apoiado ao longo de minha carreira como corredora e esta é a única maneira de retribuir o gesto deles”, observou ela.
“A minha primeira corrida em 2006 foi a Shoe4Africa Charity Race e tive um grande apoio da comunidade, apesar de terminar no 21º lugar. Isso abriu portas à minha longa carreira de sucesso e sinto que devo muito à comunidade”, disse a campeã mundial da meia maratona em 2009.
Falando durante a Equator Road Run para obtenção de fundos para o primeiro Children’s Cancer Hospital no Moi Teaching and Referral Hospital em Eldoret, Keitany disse também que tem outros grandes sonhos que serão revelados em breve.
“A minha primeira prova foi uma prova de caridade (Shoe4africa) e isso abriu-me as portas e ajudou-me muito. Quero cultivar jovens talentos e compartilhar com eles a minha experiência e como me tornei uma atleta de sucesso”, acrescentou.
“Desde que pendurei as minhas sapatilhas, tudo em que pensei é no trabalho de caridade e como apoiar os próximos atletas. Muitos atletas precisam de orientação nos seus treinos e é isso que estou disposta a oferecer”, acrescentou.