A melhor equipa de fundo do mundo (NN Running) divulgou um pequeno documentário na sua página do YouTube sobre as atletas etíopes que fazem parte da equipa.
No curto vídeo, Letenesbet Gidey, três vezes recordista mundial, e a sua parceira de treino Yalemzerf Yehualaw falam sobre como foi crescer como atletas de fundo na Etiópia.
“Quando eu era criança, sonhava em ser médica ou pilota, mas agora como atleta profissional, estou a divertir-me”, disse Gidey. “Quando comecei na modalidade, gostava e tinha vontade de correr. Eu acredito que posso fazer qualquer coisa.”
É difícil praticar a modalidade como mulher na Etiópia – os teus pais querem que te cases e comeces uma família jovem. Gidey também observou que não existem muitos programas na Etiópia para o treino de mulheres jovens e que sair para correr, não é seguro.
Tanto Gidey como Yehualaw mencionam que os grandes atletas etíopes Kenenisa Bekele e Haile Gebrselassie fizeram muito para desenvolver a modalidade na Etiópia. “Hoje, as condições para as mulheres atletas são melhores do que há 10 ou 15 anos”, disse Gidey.
“O nosso grupo (NN Running) é uma família”, disse Yehualaw. “Nós encorajamo-nos umas às outras e trabalhamos juntas para tornarmo-nos todas melhores.”
Tanto Gidey quanto Yehualaw refletiram sobre as suas performances conseguidas até agora e disseram que ainda não terminaram. Ambas as atletas querem bater mais recordes mundiais para motivar outras candidatas a corredoras.