Aleksandr Sorokin, o maior ultramaratonista da Lituânia, bateu dois recordes mundiais na prova de 12 horas Spartanion disputada em Israel. Sorokin completou 122 voltas a um percurso de 1,46 km, o equivalente a 177 km em 12 horas, a uma média de 4m03s/km.
Quando Sorokin começou a prova, o seu objetivo era bater o recorde das 12 horas. Só depois de ter ultrapassado metade da prova, é que ele percebeu que estava a caminho de bater o seu anterior recorde de 100 milhas em 11h14m56s. Ele acabou por bater o seu anterior recorde pessoal por 23 minutos, correndo em 10h51m39s, uma melhoria de oito segundos por quilómetro.
Sorokin foi o primeiro atleta a quebrar a barreira das 11 horas. Mesmo a barreira das 11h30m ainda não foi ultrapassada por muitos ultramaratonistas.
Sorokin correu novamente com os Nike Alphaflys. “Um amigo meu deu-me em Agosto um par de Alphafly para experimentar. Gostei da maciez do sapato. Aí, arrisquei-me a usá-los durante a prova”, conta. “Acho que o amortecimento é importante para a recuperação ao correr longas distâncias.”
Sorokin disse numa entrevista anterior que sonha em continuar a sua carreira de corredor e expandir ainda mais os seus imites. “Espero competir no Campeonato Mundial de 24 horas este ano e fazer uma prova nos Estados Unidos.”