O Campeonato Europeu de Seleções de Atletismo de 2021 realizado na Silésia, foi eleito o principal evento desportivo na Polónia em 2021.
Os Prémios são escolhidos anualmente desde 1926 pelos leitores do jornal desportivo polaco Przegląd Sportowy, o que o torna o segundo concurso mais antigo do género no mundo.
O prémio foi um triunfo para os organizadores locais e para a Associação Europeia de Atletismo, que enfrentaram fortes restrições devido à pandemia, mas também para a equipa polaca que defendeu o título em casa.
“A luta pelo primeiro lugar no Campeonato Europeu de Equipas no Estádio da Silésia foi muito difícil para nós, porque não tínhamos tantos ases na nossa equipa como em 2019 em Bydgoszcz. Felizmente, toda a nossa equipa deu tudo, muitas vezes alcançando resultados além das nossas expectativas”, disse o presidente da Federação Polaca de Atletismo e membro do Conselho Europeu de Atletismo, Henryk Olszewski.
“Tivemos menos vitórias individuais do que no Bydgoszcz, então o sabor do triunfo foi ainda mais doce”, acrescentou.
Os atletas polacos também tiveram em destaque na votação para o Desportista do Ano. Anita Wlodarczyk, que foi a vencedora individual em 2016, viu o seu terceiro título olímpico consecutivo garantir um segundo lugar na votação final, atrás do futebolista Robert Lewandowski.
Walker Dawid Tomala e o lançador do martelo Wojciech Nowicki ficaram em quarto e quinto lugar, enquanto a lançadora do dardo e medalhada de prata em Tóquio, Maria Andrejczyk ficou em sexto e a equipa polaca da estafeta mista 4x400m, que estabeleceu um recorde europeu na final olímpica, ficou em sétimo.
A categoria de Treinador do Ano foi conquistada por Aleksander Matusinski, que guiou as equipas da estafeta feminina dos 4×400 m. Um prémio especial foi entregue ao bicampeão europeu do disco e campeão mundial de 2015, Piotr Małachowski, que se retirou no final da época aos 38 anos.