O World Athletics Continental Tour 2022 vai ter o seu início este fim de semana na Nova Zelândia. Mais de 130 meetings foram incluídos até agora no Tour deste ano, que será dividido em quatro níveis – Ouro, Prata, Bronze e Desafiante. O status de cada meeting é determinado pela qualidade da competição e dos prémios monetários.
Disputado nos próximos oito meses, o Tour foi projetado para dar aos atletas oportunidades competitivas de alto para ganhar prémios monetários e pontos no ranking mundial.
Em 2021, 6.682 atletas de 147 países estiveram envolvidos no Continental Tour, com dois recordes mundiais, 12 recordes continentais, 99 recordes nacionais e 1.377 recordes pessoais estabelecidos em 69 meetings.
Atualmente, o calendário de 2022 inclui nove meetings de nível Ouro, 25 meetings de Prata, 50 de Bronze e 50 de Desafiantes. Espera-se que num futuro próximo, possa haver mais dois ou três meetings nos Estados Unidos integrados no Circuito Continental. Nenhum dos 134 meetings deste ano terá lugar em Portugal.
Atualmente, os direitos de TV para os meetings de nível Gold foram vendidos em 150 países. Para territórios onde a cobertura de transmissão não está disponível em direto ou como destaques atrasados, será exibida em direto a transmissão no canal do World Athletics no YouTube.
Sebastian Coe mostra-se satisfeito com a evolução. “De 28 meetings em 2020 a 69 em 2021 e mais de 130 em 2022, agradeço imensamente aos organizadores do evento que tornaram isto possível e se juntaram a nós nesta jornada para dar mais vida ao circuito de um dia. A introdução dos meetings de nível Challenger este ano, significa que muito mais atletas terão acesso à competição do Continental Tour, o que também será ótimo para os fãs que poderão ver mais atletas de mais países a competirem.”
O Tour começa no sábado (22), em Hastings, na Nova Zelândia, com o Potts Classic, evento Challenger. De lá, o Tour segue para a Austrália para o Zatopek Classic em Melbourne em 26 de Janeiro, com o primeiro meeting de nível Bronze a ser o Sir Graeme Douglas International em Auckland, Nova Zelândia, em 20 de Fevereiro.
A época de 2022 chegará ao fim no nível Gold Memorial Borisa Hanzekovica em Zagreb, em 11 de Setembro.
Os destaques desportivos do World Athletics Continental Tour Gold do ano passado incluíram o recorde mundial dos 10.000 m de Sifan Hassan com 29.06,82 e a vitória de Armand Duplantis no salto com vara com 6,10 m nos Jogos da FBK. Ainda, o recorde mundial dos 2.000 m de Francine Niyonsaba com 5.21,56 no Memorial Borisa Hanzekovica, a vitória de Elaine Thompson-Herah com 10,71 nos 100 m, à frente de Shelly-Ann Fraser-Pryce, a luta do triplo salto entre Pedro Pablo Pichardo e Hugues Fabrice Zango no Gyulai Istvan Memorial e a vitória de Anita Wlodarczyk no martelo com 77,93 m no Memorial Irena Szewinska.
Meetings de nível ouro no World Athletics Continental Tour 2022
7 de Maio – Kip Keino Classic, Nairobi (Quénia)
8 de Maio – Seiko Golden Grand Prix, Tóquio (Japão)
31 de Maio – Ostrava Golden Spike, Ostrava (Rep. Checa)
3 de Junho – Memorial Irena Szewinska, Bydgoszcz (Polónia)
6 de Junho – FBK Games , Hengelo (Países Baixos)
14 de Junho – Jogos Paavo Nurmi, Turku (Finlândia)
8 de Agosto – Memorial Gyulai Istvan, Szekesfehervar (Hungria)
4 de Setembro – Memorial Kamila Skolimowska, Chorzow (Polónia)
11 de Setembro – Memorial Borisa Hanzekovica, Zagreb (Croácia)
Poderá consultar o Calendário completo do World Athletics Continental Tour 2022