Eliud Kipchoge já disse que gostaria de correr uma maratona na primavera, antes do Campeonato Mundial em Julho próximo. Recentemente, o Comité Organizador da Maratona de Tóquio convidou o atual recordista mundial a participar na prova marcada para 6 de Março.
Se Kipchoge optar por correr em Tóquio, ele tem boas hipóteses de bater o recorde da prova que pertence a Wilson Kipsang desde 2017 com 2h03m58s.
Kipchoge já mencionou no seu Instagram que gostava de vence as seis Maratonas Majors. Atualmente, ele já venceu em três delas, com várias vitórias em Londres (2015, 2016, 2018, 2019), Berlim (2015, 2017, 2018) e uma em Chicago (2014).
Kipchoge tem treinado intensamente no Vale do Rift no Quénia mas a variante Ómicron está bem ativa no Japão e terá provavelmente, um impacto no evento. O governo japonês proibiu a entrada de turistas estrangeiros no país desde 30 de Novembro e a Maratona de Tóquio não se disputa desde Janeiro de 2020, dois meses antes de grande parte do mundo entrar em confinamento para conter a propagação do Covid-19. Ela foi programada odepois para Março de 2021, adiada depois para Outubro e novamente, para Março deste ano.
A Organização da prova ainda não anunciou a lista de atletas internacionais de elite devido à incerteza à volta da situação pandémica. De acordo com o Japan Running News, a Organização tem até 6 de Fevereiro para decidir o destino da prova.