O grego Miltiadis Tentoglou é conhecido no seu país como “o de ouro”. A razão é fácil. Em 2018, então com apenas 20 anos, ele conquistou a medalha de ouro no Campeonato Europeu em Berlim, tornando-se o mais jovem grego a conquistar um título europeu. Foi o primeiro de três títulos europeus sucessivos para Tentoglou, seguido por ouros em pista coberta em 2019 e 2021.
Em 2021, Tentoglou alcançou a maior vitória da sua carreira até agora, ao conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O seu último salto de 8,41 m foi suficiente para vencer o anterior líder na prova, Juan Miguel Echevarria.
O jovem de 23 anos agora começa a época de 2022 como número 1 no ranking mundial do salto em comprimento e o seu primeiro grande teste do ano será no Campeonato Mundial de Pista Coberta que vai decorrer em Belgrado, entre 18 e 20 de Março.
“Este ano, estou a planear competir no ‘Belgrade Indoor Meeting’ (meeting de prata do World Indoor Tour em 7 de Março) e ficar em Belgrado após o evento para me preparar para o Mundial de Atletismo Indoor”.
“Como sempre, estou focado nos meus resultados e estou a fazer o meu melhor em todas as competições, para dar tudo o que posso e obter os melhores resultados”, diz Tentoglou, que foi incentivado a praticar atletismo depois de um treinador de saltos o vir fazer alguns exercícios de parkour nas ruas da sua cidade natal.
“Estou ciente de que as expectativas podem ser agora altas, mas não presto atenção ao que os outros pensam ou dizem. O meu treinador e eu, estamos tentando o tempo todo a melhorar a minha técnica e não a falar sobre as expectativas e favoritos, já que queremos apenas saltar o mais longe possível. Ganhar uma medalha está sempre na minha mente em todas as competições.”