Para quem não tem o hábito de correr, não é fácil iniciar uma nova rotina de corrida. Se fizermos uma rápida pesquisa no Google, vamos um número interminável de fontes (muitas vezes conflituantes) dizendo o que se deve e não deve fazer, deixando-nos confusos.
Eis cinco regras que poderão ajudá-lo a permanecer consistente na sua nova rotina para que possa progredir e sentir-se confiante em si mesmo.
1ª Tem permissão para fazer pausas para caminhar
Muitos corredores (novos e antigos) acreditam erroneamente que fazer pausas para caminhar durante os seus treinos, não faz deles corredores. Mas não, se durante o treino, fizer algumas pausas para caminhar, ainda contará como uma corrida. Na verdade, para muitos iniciados, a caminhada é a melhor maneira de entrar numa nova rotina de corrida, tanto física como mentalmente. Se correr 5 km sem parar, parece assustador para si, tente correr durante cinco minutos e caminhar outros cinco minutos, num total de 30 minutos. À medida que ficar em forma, pode caminhar gradualmente menos e correr mais, até que antes de se aperceber, está a correr sem parar os seus primeiros 5 km.
2ª Nem sempre vai sentir vontade de correr, não há problema
Outro equívoco comum que os novos corredores têm é que os veteranos da modalidade sentem sempre vontade de correr e nunca sentem falta de motivação. Isto não podia estar mais longe da verdade. Corredores de todos os níveis, até os olímpicos, têm dias em que preferem ficar na cama do que sair de casa para correr.
Se tem um dia (ou dois, ou três) em que não está com vontade, não há nada de errado consigo. Também não significa que deve atirar a toalha ao chão. Quando a sua motivação diminuir, tente convencer-se a sair e correr (ou caminhar/correr) durante apenas dez minutos. As hipóteses são de que, quando começar, vai sentir-se melhor e com vontade de continuar. Se não fizer isso, um treino de dez minutos ainda pode ter um impacto positivo na sua saúde e no seu humor.
3ª Não desista só porque perdeu um treino
Neste sentido, se tiver um dia em que sucumbiu à sua falta de motivação, não se culpe por isso e definitivamente, não desista. Tenha consigo próprio, uma pequena conversa estimulante e saia no dia seguinte. Perder um, ou mesmo dois ou três treinos, não significa que tenha arruinado todo o seu objetivo de iniciar uma nova rotina de corrida.
4ª Não precisa de correr sempre rápido
Na verdade, não deveria. Muitos novos corredores pensam que precisam de correr o máximo que puderem, ou então não fizeram um bom treino. Esta abordagem leva quase sempre a lesões e esgotamento. Comece devagar, comece pequeno e construa-se. Aprenda primeiro a gostar de correr, adicione depois a velocidade.
5ª Não se compare com os outros
Aplicativos como Strava, RunKeeper e outros rastreadores, podem ser uma ótima maneira de se manter motivado, mas eles têm desvantagens. É fácil olhar para o que os outros estão a fazer e desanimar porque os vê a correr maiores distâncias e mais rápido, o que pode ser desmotivador e fazer com que desista. Por outro lado, corre o risco de ficar preso na armadilha da comparação e acabar por se esforçar mais do que deveria.
Não se compare com o que outros corredores estão a fazer, especialmente quando se está a começar. Não tem ideia de qual é o histórico de corrida deles ou quais são os seus objetivos. Faça o que puder com o que tem, começando onde está e progrida num ritmo que pareça saudável e sustentável para si.