A agência oficial de notícias estatal russa, TASS divulgou que a russa Irina Davydova será destituída das medalhas de ouro e bronze que conquistou nos 400 metros barreirsa nos Campeonatos Europeus de 2012 e 2014, depois de ter sido acusada de doping pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), segundo informações da agência oficial de notícias estatal russa, TASS.
A TASS informou que Davydova foi suspensa por dois anos a partir de 17 de Janeiro deste ano pela AIU depois de terem sido descobertos desvios nas amostras de sangue da atleta obtidas de 20 de Junho de 2012 a 30 de Junho de 2015. Como resultado, todos os seus resultados durante esse período foram anulados. Davydova havia conquistado a medalha de ouro nos 400 m barreiras no Campeonato Europeu em Helsínquia, aos 24 anos, quando fez 53,77s, que naquela fase da época, era a melhor marca mundial.
Dois anos depois, no Campeonato Europeu de Zurique, ela conquistou a medalha de bronze nos 400 m barreiras, atrás da britânica Eilidh Child e da ucraniana Anna Titimets.
A medalha de ouro conquistada por Davydova em Helsínquia vai agora ser atribuída à segunda classificada, Denisa Rosolová, da República Checa. A medalha de prata será entregue à ucraniana Hanna Yaroshchuk, que originalmente havia cruzado a meta em terceiro lugar, com o bronze para outra corredora checa, Zuzana Hejnová.
Davydova também perderá o bronze que conquistou nos 400 m barreiras na Universíada de 2013 em Kazan, quando terminou em terceiro lugar atrás de Titimets e Yaroshchuk.
Davydova é a décima atleta a perder uma medalha no Campeonato Europeu de 2012, a terceira russa. Elena Arzhakova e Irina Maracheva foram destituídas das medalhas de ouro e bronze que conquistaram nos 800 m depois de terem sido encontradas anormalidades em ambos os passaportes biológicos.
Davydova também competiu nos 400 m barreiras nos JO de Londres em 2012 mas não se apurou para a final, depois de ter sido quinta na meia-final.
Entretanto, outro russo, Kirill Sukharev, está enfrentando uma suspensão vitalícia depois de ter sido novamente suspenso pela AIU. O melhor resultado de Sukharev foi um terceiro lugar no triplo salto no Campeonato Europeu Sub-23 de 2009 em Tampere, na Finlândia.
Tanto Davydova quanto Sukharev, que já havia anunciado a sua retirada da alta competição, podem recorrer das suspensões agora aplicadas.