Jeff Pelletier, ultramaratonista e cineasta canadiano, começou a correr há 13 anos e tem desde então, documentado a sua experiência. Ele lançou recentemente uma série de nove partes chamada Racing Namibia com o objetivo de dar às pessoas uma ideia do que é necessário para realizar uma prova por etapas, proporcionando aos espectadores uma visão interna do belo país da Namíbia.
Quando Pelletier começou a correr em trilhos, ele descobriu que a modalidade vale muito pelos lugares que se vai correr e as pessoas que se conhecem. “Cada corrida é maior do que correr”, diz Pelletier. “A cada corrida que faço, o plano é mostrar a cultura, as pessoas e as suas histórias.”
Pelletier sempre teve uma paixão pela produção de vídeos, frequentando a escola de cinema aos 20 anos. “Depois de alguns anos na indústria cinematográfica, eu sabia que queria contar as minhas próprias histórias”, diz Pelletier.
Os seus filmes têm novos episódios da sua série Racing Namibia às terças e sextas-feiras na sua página do YouTube .
“Cada episódio de Racing Namibia foi programado, pois é um dia no Namib Desert Ultra”, diz Pelletier. “A ideia era que os espectadores conhecessem a prova de seis dias e 250 km pelo Deserto da Namíbia, levando-os por uma das maiores dunas do mundo com algumas das paisagens mais impressionantes e icónicas.”
Uma das provas de trilhos mais icónicas do mundo é a próxima na agenda do cineasta. “Quero enfrentar desafios mais longos e maiores”, diz ele. Pelletier irá estar em Chamonix, em Agosto deste ano para correr e documentar a meca das corridas de trilhos, o Ultra-Trail du Mont-Blanc (UTMB).