O sueco Armand Duplantis vai começar a sua defesa do Troféu da Liga Diamante na abertura da época em Doha, em 13 de Maio
Duplantis, de 22 anos, estabeleceu em 2020, recordes mundiais na vara com 6,17 m e 6,18 m durante a época de pista coberta. Saltou depois 6,15 m em Roma, recorde mundial ao ar livre. Em 2021, ele saltou por 14 vezes, seis ou mais metros e tentou o recorde mundial a 6,19 m em 12 das suas competições.
Duplantis continua motivado na sua ambição de ser o maior saltador com vara de todos os tempos. “Doha é o encontro perfeito para iniciar minha campanha ao ar livre. O meu treino foi muito bom durante o inverno e, embora seja no início da temporada, acho que as condições em Doha serão propícias para saltar alto. Limpei 5,82 m neste evento em 2020, então gostaria certamente desta vez, de chegar mais perto dos 6,00 m”.
Mohammed Al Fadhala, presidente da Federação de Atletismo do Qatar, disse: “Realizar com sucesso meetings de atletismo de alto nível, como a Wanda Doha Diamond League, é importante para nós, pois continuamos a demonstrar a nossa capacidade de sediar eventos desportivos de classe mundial no Qatar. Estamos orgulhosos do que conquistámos neste evento nos últimos anos, especificamente a qualidade dos atletas participantes e a paixão e comprometimento das nossas equipes organizadoras. O evento do ano passado, onde os atletas registaram seis performances líderes mundiais e vários recordes nacionais, foi particularmente especial, e estou confiante de que podemos igualar ou superar isso em 2022.”
A Liga Diamante tem este ano 14 meetings, começando em Doha e terminando com a final em dois dias em Zurique (7 e 8 de Setembro). O calendário continua sujeito a alterações dependendo da situação global da pandemia nos próximos meses.