O Cross das Amendoeiras em Flor, única prova do circuito mundial de crosse da federação internacional realizada em Portugal, terá este domingo a sua 45ª edição no circuito de cross das Açoteias (Albufeira). A prova feminina iniciar-se-á às 11 horas e a masculina as 12 horas e, embora sem a riqueza de nomes de há anos atrás, promete bons despiques. Na prova masculina, o favorito é Rodrigue Kwizera, do Burundi, líder do circuito e vencedor, em representação da equipa espanhola do Playas de Castellón, da recente Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato. Estarão presentes alguns dos melhores especialistas nacionais, nomeadamente Samuel Barata, campeão nacional, e Paulo Rosário. Na corrida feminina, destaque para a etíope Likina Amebaw, que ganhou a edição do ano passado e foi igualmente vencedora da TCCE em representação do Playas de Castellón. A melhor portuguesa inscrita é Susana Cunha, que alcançou há dias a marca de qualificação para o Campeonato da Europa, na maratona.
Recorde-se que Fernando Mamede e Aurora Cunha, cada um com três vitórias, são os portugueses que mais brilharam neste cross, que os quenianos ganharam 20 vezes no setor masculino e 8 no feminino. As últimas vitórias nacionais datam de 2013 (Manuel Damião) e 2018 (Salomé Rocha).
Antes e depois das provas principais, realizar-se-ão corridas para os escalões jovens, nomeadamente o Torneio Inter Associações nos escalões de juvenis, iniciados e infantis.