A canadiana Viktoria Brown correu 464 km em 72 horas no Jackpot Ultra Festival em Henderson, Nevada, batendo o anterior recorde mundial, estabelecido há 32 anos.
O recorde anterior pertencia desde 1990 à neozelandesa Sandy Barwick com 460 km em 72 horas, a caminho de estabelecer o recorde mundial de seis dias, que ainda se mantém com 883 km.
O recorde de Viktoria Brown ainda não foi ratificado, mas quando o for, este será o seu primeiro recorde mundial. Ela já detém três recordes canadianos, incluindo o recorde de 48 horas (346 km), o de 72 horas (440 km) e, mais recentemente, ela tornou-se a primeira canadiana a correr 100 milhas em menos de 15 horas, estabelecendo um novo recorde canadiano com 14h57m13s.
“O meu principal objetivo era correr mais uma vez três dias, antes de tentar uma prova de seis dias e tentar encontrar soluções para problemas logísticos, de equipamentos e nutricionais, além de lidar com a minha asma para provas tão longas”, disse Brown. “O percurso em si não era plano ou fácil, o que tornou este, um desafio mais difícil do que esperava.”
No terceiro dia, Brown sabia que estava muito perto do recorde, mas se quisesse superar a distância de Barwick, não poderia fazer pausas para caminhar. “Estou muito feliz com o resultado, mas acredito que posso fazer melhor num percurso mais fácil, e também sei que se quiser ir atrás do recorde de seis dias, terei que fazer melhor nos três primeiros dias”, disse Brown.