A alemã Christina Schwanitz, medalhada de ouro mundial do lançamento do peso em 2015, anunciou a sua retirada da alta competição.
A atleta de 36 anos compartilhou a sua decisão no Campeonato Alemão de pista coberta disputado em Leipzig, onde subiu ao pódio pela última vez.
“Hoje, eu estava orgulhosa, feliz, aliviada, satisfeita e triste – na verdade toda emoção que é atribuída ao desporto, eu senti hoje na hora da competição”, disse Schwanitz após o seu terceiro lugar na competição nacional. O seu objetivo era classificar-se para o Mundial de pista coberta em Belgrado mas embora ela tenha lançado 18,49 m, o seu melhor da época, ficou fora dos dois primeiros lugares, falhando uma vaga na equipa alemã. Sara Gambetta venceu com 19,0 5m, seguida de Katharina Maisch com 18,54.
Após uma carreira de 20 anos, Schwanitz retira-se depois de ter sido quatro vezes medalhada em Mundiais e sido campeã europeia por três vezes.
Depois de descobrir o lançamento do peso numa aula de educação física aos 15 anos, ela conquistou a sua primeira medalha (de bronze) no Mundial Sub-20 em 2004.
Apesar da sua carreira competitiva ter chegado ao fim, Schwanitz pretende permanecer na modalidade e ajudar a próxima geração de atletas. Ela também planeia manter uma ligação com os militares alemães, gerenciando a educação e o treino de treinadores e soldados.