O Atlético Clube Alfenense foi fundado em 1967 e tem em Valentim Ribeiro o seu presidente. Com cerca de 500 sócios e 24 praticantes no Atletismo, é uma referência a nível nacional na Marcha Atlética, com destaque para José Magalhães.
O Atlético Clube Alfenense está situado na cidade Alfena, concelho de Valongo. Foi fundado em 21 de Dezembro de 1967, por iniciativa de um grupo de jovens que queria praticar desporto. E como não havia um único na terra, avançaram com o AC Alfenense.
Valentim Ribeiro é o presidente do clube que tem cerca de 500 sócios que pagam dois euros de quotas mensais. O clube tem a sua sede e sete Secções em funcionamento que movimentam cerca de 800 praticantes: Atletismo, Basquetebol, Dança, Futebol, Futsal, Karaté e Ténis.
A Secção de Atletismo foi fundada em 1975, com Paulo Serôdio a ser atualmente o responsável e José Magalhães o seu treinador. A Secção conta atualmente com 24 praticantes que participam em provas de estrada, corta-mato e pista.
ATLÉTICO CLUBE ALFENENSE
Concelho: Valongo
Ano fundação: 1967
Presidente: Valentim Ribeiro
Sócios: cerca de 500
Atletas: 24
Técnicos: 1
Orçamento: 2.500 a 3.000 euros
Alfenense é sinónimo de Marcha
Falar do AC Alfenense é falar da Marcha Atlética. A grande paixão pela marcha no clube nasceu em 1984, quando a Associação de Atletismo do Porto organizou a primeira prova de marcha atlética, onde o AC Alfenense fez a sua primeira participação nesta modalidade com vários atletas que vieram a dedicar-se e apaixonar-se pela sua prática.
Ao longo destes anos, merecem destaque, Augusto Cardoso, Avelino Ribeiro, António Pereira, Márcia Silva, José Magalhães e Luís Gil, entre outros.
Todos estes atletas para além de representarem o clube, representaram Portugal em várias competições internacionais.
Valentim Ribeiro não esquece o grande contributo de José Magalhães: “Não podemos falar de marcha sem salientar o nosso grande obrigado ao treinador, amigo e atleta olímpico José Magalhães, por estar sempre presente e ajudar em todos os momentos a Secção de Atletismo do nosso clube”.
José Magalhães esteve presente nos JO de Barcelona 92 e Atlanta 96, nos 50 km marcha. Foi ainda campeão europeu e mundial de Veteranos, sempre na marcha atlética.
O clube mostra-se satisfeito com os resultados obtidos: “Considerando as limitações do clube, estamos satisfeitos com os resultados, a referência é o José Magalhães”.
Os objetivos para esta época passam pela satisfação dos seus atletas e melhorar, se possível, o seu desempenho desportivo.
Excelentes instalações desportivas
O clube tem um Complexo Desportivo que inclui um Pavilhão Gimnodesportivo com capacidade para cerca de 700 espectadores, que permite a prática de modalidades como Andebol, Basquetebol, Futsal ou Voleibol; três courts de ténis descobertos em piso rápido; dois campos de futebol, um de futebol 11 e outro coberto, de futebol de 5, ambos equipados com relva sintética.
Orçamento entre 2.500 a 3.000 euros anuais
O orçamento da Secção ronda os 2.500 a 3.000 euros anuais. O apoio aos atletas passa pelas inscrições nas provas e nos transportes. O clube conta com subsídios estatais mas reduzidos. Algumas empresas dão também algum apoio mas tudo somado, são valores insuficientes para fazer face às despesas.“Não são suficientes, mas temos de viver com o que temos”. A solução passa pela procura de mais patrocínios e realização de eventos como os Regionais de Marcha do Porto e zona Norte.
Quanto às principais dificuldades prática da modalidade, Valentim Ribeiro refere a “falta de instalações e equipamentos específicos para o treino de disciplinas mais técnicas”.