O ex-saltador com vara Sergey Bubka, presidente do Comité Olímpico Ucraniano, vai coordenar a ajuda da comunidade olímpica ao seu país.
Bubka foi indicado pelo presidente do COI, o alemão Thomas Bach, numa carta dirigida ao movimento olímpico, na qual indica que o órgão que dirige vai recolher informações sobre o paradeiro dos membros da comunidade olímpica ucraniana, bem como sobre as iniciativas e apoios em curso.
“Em resposta à atual crise humanitária na Ucrânia, o COI e o CON Ucrânia foram sobrecarregados por uma manifestação de solidariedade das partes interessadas em todo o Movimento Olímpico. Muitos Comités Olímpicos Nacionais e Federações Internacionais, bem como os seus membros das federações, já lançaram iniciativas para ajudar os atletas ucranianos exilados de todos os níveis, o que aplaudimos e encorajamos”, disse Bach na sua carta.
“Na medida do possível”, acrescenta, “é necessário aumentar a assistência já prestada, mas também garantir que seja coordenada de forma eficaz”.
“Por essa razão, o COI solicitou urgentemente a Sergey Bubka, presidente do CON da Ucrânia e membro do COI, que venha imediatamente a Lausanne para coordenar todos os elementos de assistência humanitária à comunidade olímpica ucraniana”, informou o presidente.
Com o apoio da Solidariedade Olímpica e a sua equipa no Comité ucraniano, Bubka “liderará a alocação e distribuição do fundo de solidariedade para a comunidade olímpica ucraniana e o movimento desportivo”.