O tailandês Sawang Janpram, agora com 102 anos, só se dedicou ao atletismo em 2017, por influência da sua filha.
Desde então, ele tem dominado as várias competições do escalão +100 anos, batendo recordes como o dos 100 m em 27,08 s e lançando o peso, disco e dardo.
Para Janpram, o seu maior prazer é poder reencontrar velhos amigos, embora em algumas provas, ele participe sozinho porque não há mais atletas vivos no seu escalão.
” Não sinto nada de especial quando corro. Apenas me divirto e isso cansa-me um pouco. Percebo que o meu corpo está a ficar mais forte. A minha saúde física e mental melhorou”, explicou ele.
Logo em 2017, na sua primeira competição em que participou, ele bateu o recorde asiático do lançamento do peso no seu escalão, o que lhe permitiu ser selecionado para uma competição na China.
“Ele gostou da competição e de poder visitar o exterior, então continuou a competir. O seu corpo ficou mais forte porque treinava todos os dias”, disse a sua filha e treinadora, Siripan Janpram, de 70 anos.
“Ele pratica muito antes das competições. Se não houver competições, ele caminha entre um e dois quilómetros por dia. De vez em quando, ele corre os cem metros mesmo que não haja competição para que o seu corpo se acostume. Aos fins de semana, descansamos”, disse ela.
Sawang Janpram não segue uma dieta específica para manter a forma. “Faço três refeições por dia. Legumes e pasta de pimentão, pratos tailandeses e também como dois ou três ovos por dia”, disse ele. A filha acrescentou que além dos ovos diários, ele também toma suplementos proteicos.
O centenário não dá ouvidos a quem diz que está velho demais para correr “porque se treinar regularmente, pode fazê-lo” e não tem planos de deixar a competição. “Vou continuar correndo até meu corpo aguentar”, disse ele.