Uma nova investigação concluiu que os sapatos minimalistas podem aumentar o risco de lesões nos pés. Mas nem todos concordam com esta conclusão.
Antes dos super sapatos tomarem conta dos atuais debates, muito se discutiu sobre os sapatos minimalistas versus os convencionais. Embora esse argumento tenha esfriado nos últimos anos, ainda existem aqueles que defendem os minimalistas e os que são inflexivelmente contra, citando um risco aumentado de lesões. Recentemente, os investigadores analisaram novamente o argumento para determinar exatamente como podem os sapatos minimalistas afetar os corredores, e os resultados ainda estão a ser debatidos.
O estudo
O estudo, publicado na revista Applied Sciences, recrutou 21 corredores de sapatos minimalistas experientes para correr durante 30 minutos a 80% da sua velocidade aeróbica máxima em sapatos minimalistas ou convencionais. Tal, foi diferente de muitos outros estudos, que tenderam a concentrar-se em apenas um passo numa plataforma de força. Enquanto corriam, os investigadores mediram a pressão média dos participantes, pressão de pico, tempo de contato, velocidade do centro de pressão, força relativa e área de contato.
Os resultados indicaram que, ao correr com sapatos minimalistas, os atletas tiveram tempos de contato mais curtos, mas forças de pico mais altas nos pés. Estes resultados foram os mais significativos para os corredores que aterravam com os pés dianteiros, em comparação com aqueles que tiveram um padrão de impacto no mediopé ou retropé .
Os investigadores concluíram que, considerando estes dados, correr com sapatos minimalistas aumenta o risco de lesões nos pés. No entanto, desde que a investigação foi publicada, outros entendidos no assunto, mostraram-se menos convencidos. Um deles, foi o canadiano Max Paquette, professor associado de ciência do desporte e biomecânica da Universidade de Michigan. Na sua opinião, essas diferenças entre sapatos minimalistas e convencionais não aumentarão provavelmente o risco de lesões.
A dúvida mantém-se, não há certezas. Deve ou não correr-se com sapatos minimalistas? A escolha pertence a cada um. As lesões, como sabemos, são muitas vezes causadas por uma multiplicidade de fatores, sendo os seus sapatos apenas um potencial contribuinte. Se está a pensar fazer a troca, certifique-se de que vai entrar neles de forma gradual, alternando-os com um outro par menos minimalista, para evitar lesões e preste atenção ao seu corpo. Lembre-se que um sapato que funciona para outros corredores, pode não ser o melhor para si.