A Federação Russa de Atletismo (RusAF) tem de pagar verbas em atraso à World Athletics até ao próximo dia 18 ou o trabalho da sua reintegração nas competições internacionais será suspenso e todos os avanços recentes serão perdidos.
Rune Andersen, presidente da Task-Force Russa encarregada de trazer a RusAF de volta à World Athletics após a suspensão em 2015 imposta pelo órgão mundial do atletismo, na sequência das revelações do escândalo de doping russo, disse que foi estabelecido um prazo para o reembolso das verbas devidas.
No seu relatório ao Conselho Mundial da World Athletics, Andersen disse que a RusAF estava a fazer “bom progresso” em direção à reintegração.
Andersen recomendou a continuação do processo, apesar da suspensão imposta aos atletas russos e bielorrussos pela World Athletics após a invasão russa da Ucrânia.
“A World Athletics faturou a RusAF pelos custos de reintegração incorridos pela World Athletics no terceiro e quarto trimestres de 2021”, escreveu Andersen.
“Nenhuma fatura foi paga e as datas de vencimento do pagamento já passaram. A Task-Force entende que a RusAF deve providenciar com urgência, o pagamento o mais rápido possível”.A Task-Force recomendará ao Conselho quais as medidas a tomar, como consequência de uma violação grave das obrigações da RusAF sob o plano de reintegração. A ação recomendada pode incluir a suspensão do processo de reintegração.
Andersen fez ainda uma advertência mais dura: “A World Athletics e eu recebemos garantias da RusAF e do Ministro dos Desportos russo de que as duas faturas pendentes serão pagas”, disse ele. “Se isso não acontecer até sexta-feira, 18 de Março, a World Athletics deixou claro à RusAF que não haverá espaço para que a World Athletics continue a financiar o processo de reintegração.
“Como consequência, o processo de reintegração terá que ser suspenso, o que incluiria, crucialmente, interromper o trabalho da Task-Force da Rússia e também dos especialistas internacionais. Isto não afetará apenas a RusAF como organização e os passos que deu até agora para a reintegração, mas todo o trabalho que foi feito no plano de reintegração, KPIs, marcos e condições pós-reintegração serão perdidos”.