A queniana Ruth Chepngetich venceu neste domingo a Maratona Internacional Feminina de Nagoya com o tempo de 2h17m18s, segundo mais rápido de sempre, seguida da israelita Lonah Chemtai Salpeter com 2h18m44s. O pódio foi completado pela japonesa Yuka Ando em 2h22m22s.
A corrida de Nagoya foi aberta este ano a atletas internacionais de elite e também a amadoras locais, depois de ter sido realizada no ano passado apenas com atletas de elite e de ter sido cancelada em 2020 devido à pandemia. Classificaram-se 8.698 participantes.
A prova, na qual participaram 22 mil corredoras, disputou-se com uma temperatura à volta dos 14ºC, céu nublado, humidade de 40% e vento lateral de 1 m/s.
A vencedora embolsou um prémio monetário no valor de 250 mil dólares, um dos maiores do circuito internacional de elite. No final, ela, que bateu o recorde do percurso em 2m11s, disse após a prova: “Posso dizer que a prova foi boa. Eu queria correr num novo recorde de percurso e correr confortavelmente.”
Ruth Chepngetich sagrou-se campeã mundial da maratona em 2019 e venceu a Maratona de Chicago em 2021.
A queniana Ruth Chepngetich venceu neste domingo a Maratona Internacional Feminina de Nagoya “com o tempo de 2h17m18s, segundo mais rápido de sempre”, O que está entre aspas seria um título muito mais adequado em termos atléticos em vez do montante arrecadado. isto não é uma página de economia.
Respeitamos a sua opinião. Procurámos salientar o valor monetário, um dos maiores de sempre em maratonas.