A venezuelana Yulimar Rojas, atual recordista mundial, campeã olímpica e mundial do triplo salto, faz parte da seção de atletismo do Barcelona desde 2016, que lhe paga cerca de 10.000 euros por ano para vestir a camisola do clube nas competições realizadas na Espanha.
Rojas não é a única atleta olímpica que representa o Barcelona. Entre os mais de 200 federados na seção centenária do clube, um total de nove atletas participaram nos JO de Tóquio.
Nos meetings internacionais, a atleta venezuelana utiliza o equipamento da Nike, a sua principal patrocinadora. Nos Jogos Olímpicos e nos Campeonatos do Mundo, ele veste naturalmente o equipamento do seu país.
A relação entre Rojas e o Barcelona começou após os JO de 2016 no Rio de Janeiro, onde conquistou uma medalha de prata. Ela, que treina em Guadalajara, procurou então um clube para representar em Espanha.
A Nike, que também veste todas as seções do clube catalão, teve muito peso na decisão de Rojas de assinar com a entidade catalã.
Em novembro de 2016, a imprensa do clube anunciou a contratação de Rojas com grande alarde. A medalhada olímpica chegou a pisar o relvado do Camp Nou com o seu técnico, o cubano Iván Pedroso.
“Será uma honra defender as cores deste clube porque tenho paixão pelo Barça desde muito jovem. Sempre fui fã da equipa de futebol, e por isso não pensei duas vezes”, revelou Rojas no dia em que o seu contrato foi oficializado.
Seis anos depois, ele não esconde publicamente a sua ligação com o clube. Na sua biografia no Twitter e no Instagram, ele menciona a sua relação “atleta do FC Barcelona” e publica regularmente fotos das competições espanholas em que participa e veste o Barcelona.