A Canadian Olympic Foundation e a Paralympic Foundation of Canada anunciaram que Sanjay Malaviya, empresário de tecnologia, dou 1,2 milhão de dólares para apoiar diretamente os atletas medalhados dos JO de Tóquio e Paralímpicos de Pequim.
Cada atleta receberá assim 5.000 dólares por cada medalha conquistada. Outros 100 mil serão entregues ao Programa NextGen, que apoia futuros atletas olímpicos e paraolímpicos canadianos.
Num comunicado de imprensa do Comité Olímpico Canadiano, Malaviya disse: “Os nossos atletas olímpicos e paralímpicos inspiraram este país e uniram-nos durante um período muito difícil. É uma honra poder celebrar as suas conquistas e ajudá-los a investir no seu futuro.”
Cento e trinta atletas olímpicos e 53 paraolímpicos receberão a doação dos 5.000 dólares. O elevado número deve-se ao número de atletas que integraram as equipas femininas de hóquei no gelo e futebol, que conquistaram o ouro nos Jogos de Tóquio.
O canadiano Andre de Grasse será um dos atletas mais bem pagos com esta doação, por ter conquistado em Tóquio três medalhas nos 100 m, 200 m e estafeta 4x100m.