O etíope Kenenisa Bekele, detentor da segunda melhor marca mundial e Sara Hall, terceira maratonista norte-americana mais rápida de sempre, desistiram da Maratona de Boston marcada para o dia 18 deste mês.
Bekele disse que não se sentia preparado e não queria repetir a sua exibição na última maratona em Nova York em novembro, quando foi sexto com mais seis minutos do que em Berlim. seis semanas antes. Bekele, de 39 anos, deveria correr pela primeira vez em Boston na maratona mais antiga do mundo.
Quanto a Sara Hall, de 38 anos, ela referiu uma lesão no tendão decorrente de uma queda sofrida numa prova no início de fevereiro, quando bateu com o joelho numa pedra.
“Quero aproveitar esta modalidade por muitos anos e não quero tomar decisões míopes que abreviem a minha carreira ou a minha capacidade de correr por muitos anos”, postou Hall nas redes sociais.
Ela foi segunda na Maratona de Londres de outubro de 2020 com um recorde pessoal de 2h22m01s. No The Marathon Project em dezembro de 2020 em Chandler, Arizona, ela correu em 2h20m32seg. Em outubro passado, foi terceira na Maratona de Chicago.
Hall planeia correr a maratona do Campeonato Mundial em Eugene, Oregon, em julho.
A etíope Roza Dereje, quarta nos JO de Tóquio, também se retirou de Boston. Mas deverão estar presentes, as quenianas Peres Jepchirchir, atual campeã olímpica e Joyciline Jepkosgei, última vencedora da Maratona de Londres. Ainda as norte-americanas Molly Seidel, medalhada de bronze olímpica, e Des Linden, vencedora de Boston em 2018.
Os homens são liderados pelos etíopes Birhanu Legese, terceiro maratonista mais rápido de todos os tempos e Sisay Lemma, último vencedor de Londres. Ainda os quenianos Lawrence Cherono, vencedor em 2019 das maratonas de Boston e Chicago e Geoffrey Kamworor.