Este sábado será bem ativo a nível de provas federativas, marcando como que a abertura da nova época de pista. O Troféu Ibérico (e Campeonato de Portugal) de 10000 m, em Faro, lidera em importância um dia marcado ainda pela final do Km Jovem, em Beja, pela Taça de Portugal de Marcha, em Faro, e pelo Campeonato Nacional de Lançamentos (juniores e juvenis), em Vagos.
Destaque especial para o Troféu Ibérico de 10000 m, que reunirá na tarde deste sábado vários dos principais fundistas portugueses (a competição contará também como Campeonato de Portugal) e espanhóis. A jornada, que se inicia às 16.20 h com o Campeonato de Espanha de 5000 m para juvenis, terá ainda provas de 5000 m para juniores e três séries masculinas e duas femininas de 10000 m, sendo as principais às 19.50 h (femininos) e 20.30 h (masculinos).
Na principal corrida masculina, os espanhóis são naturalmente favoritos, com António Abadia a tentar a terceiro triunfo consecutivo. Samuel Barata é o mais conceituado português, tentando terceiro título nacional consecutivo (4º no total). Terá como principais adversários, os sportinguistas Miguel Marques, Miguel Borges e Rui Pinto e os bracarenses Luís Saraiva e Paulo Rosário. No setor feminino, sem a tri-vencedora dos últimos anos, Trihas Gebre, as (numerosas) espanholas continuam favoritas face a restrito lote de portuguesas, das quais se destacam Dulce Félix (campeã nacional em 2007, 2013 e 2019) e Sara Moreira (campeã em 2015 e 2018).
Faro receberá de manhã a Taça de Portugal de marcha, de natureza essencialmente coletiva… mas com poucos inscritos. Destaque para Ana Cabecinha. Realizar-se-ão provas de 10000 m para seniores e juniores (9 h) e de 5000 m para juvenis e iniciados (10 h).
Beja receberá a partir das 15.30 h a final nacional do Km Jovem, com cada associação regional representada por dois juvenis (um de 1º ano e outro de 2º ano) e um iniciado.
Finalmente, Vagos receberá o Campeonato Nacional de Lançamentos para juniores e juvenis, com provas entre as 9 h e as 18.30 h.
Um sábado em cheio!