A World Athletics, juntamente com a International Athletics Foundation (IAF) e os membros da Diamond League Association, lançou um Fundo da Ucrânia para apoiar atletas profissionais afetados pelo conflito no seu país de origem.
O objetivo do fundo é garantir que os atletas de elite ucranianos e os seus principais funcionários de apoio possam continuar a treinar e a participar em provas para obterem os mínimos para o Campeonato Mundial de Oregon.
O fundo abriu com um orçamento de 190.000 dólares, criado com contribuições da IAF, membros da Diamond League e da World Athletics. A Diamond League Association já doou diretamente 30.000dólares para a Associação de Atletismo da Ucrânia e muitos das Organizações dos meetings irão fornecer suporte adicional de viagem e acomodação para atletas que desejam competir nas suas provas.
Espera-se que neste ano, até 100 atletas ucranianos possam precisar de algum apoio financeiro.
Sebastian Coe, presidente da World Athletics comentou: “É justo que a comunidade atlética forneça todo o apoio que pudermos aos atletas da Ucrânia, que foram colocados nesta terrível situação e precisam da nossa ajuda para continuar a treinar e a competir. Sei que várias das nossas federações-membro na Europa já estão a receber grupos de atletas ucranianos em centros de treino e estou grato pela sua abordagem humanitária a estas circunstâncias trágicas. Este fundo irá fornecer mais apoio aos atletas ucranianos para permitir que tenham alguma estabilidade e segurança enquanto se preparam para representar o seu país enquanto continua a guerra”.
Comentando da Ucrânia, o presidente da Associação de Atletismo Ucraniana, Yevhenii Pronin, disse: “Em tempos sombrios, podem ver-se claramente pessoas brilhantes. World Athletics, Diamond League, IAF e todas as federações nacionais que nos ofereceram a sua ajuda – este é o padrão de união e apoio!