O norte-americano Devon Allen, que bateu o seu recorde pessoal dos 110 m barreiras em 12,99 s na sua última competição de 2021, tendo conquistado o título da Liga Diamante em Zurique, acaba de assinar um contrato com o Philadelphia Eagles, da Liga Nacional de Futebol Americano.
O atleta de 27 anos chegou a jogar no futebol americano na Universidade de Oregon antes de optar pelo atletismo após uma série de lesões no joelho. Ele não joga futebol americano desde 2016 mas disse agora à imprensa que queria realizar o seu sonho da NFL antes de ficar demasiado velho para tentar.
“É agora ou nunca porque eu não quero ficar muito velho”, disse ele. “Eu não quero fazer 30, 31 anos e depois tentar entrar na NFL”.
Em 2016, ele sagrou-se campeão universitário dos 110 m barreiras e o primeiro dos três títulos nacionais dos Estados Unidos, antes de fazer a sua primeira aparição olímpica nos Jogos do Rio 2016, onde terminou em quinto lugar.
Allen é o mais recente atleta a mudar-se para o futebol americano. Willie Gault fez parte da estafeta norte-americana dos 4×100 m que estabeleceu um recorde mundial em 37,86 no primeiro Campeonato Mundial de1983. Mudou-se depois para o futebol americano onde esteve 11 anos, chegando a fazer parte do Chicago Bears, vencedor do Super Bowl de 1985.
Bob Hayes, campeão olímpico dos 100 m de Tóquio em 1964 e recordista mundial, também se destacou no Dallas Cowboys, da NFL, ajudando-os a vencer no Super Bowl VI.