O Comité Olímpico Internacional (COI) incluiu oito atletas nigerianos no seu programa de bolsas de estudo antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Entre os atletas, estão Oluwatobiloba Amusan, medalhada de ouro nos 100 m barreiras nos Jogos da Commonwealth, Esse Brume, medalhada de bronze no comprimento dos JO de Tóquio e Imaobong Uko, presente nos JO de Tóquio e medalhada de ouro nos 400 m do Mundial Sub-20 de 2021.
Também na lista das bolsas, está o mesa-tenista Aruna Quadri, primeiro jogador africano a chegar aos quartos de final em Jogos Olímpicos e que chegou a jogar no Sporting CP. Os atletas receberão um pagamento mensal até aos JO de Paris 2024.
O secretário-geral do Comité Olímpico da Nigéria (NOC), Banji Oladapo, salientou que a bolsa inclui o acesso a instalações de treino adequadas com treinadores especializados nas respetivas disciplinas, assistência médica e científica regular, seguro de acidentes e doenças, dinheiro de bolso e despesas de deslocação para participação dos atletas em competições relevantes e eventos de qualificação. “Parabenizamos estes oito atletas por ganharem bolsas de estudo, para se concentrarem na sua qualificação para os JO de Paris 2024. Tudo o que estes atletas precisam de fazer é concentrar-se no seu treino e definir o seu objetivo para os JO de Paris. O NOC está sempre pronto para garantir que os atletas nigerianos beneficiem do COI, pois o seu bem-estar continua a ser a nossa maior prioridade”, disse Oladapo