Na tarde de segunda-feira, muito depois dos quenianos Lawrence Chebet e Peres Jepchirchir terem vencido a Maratona de Boston, o diretor da prova Dave McGillivray cortou a meta pela 50ª vez.
McGillivray sempre teve a paixão das corridas na maior parte da sua vida. Ele organizou e completou várias provas de caridade (incluindo uma corrida de 80 dias e 5.554 km de Oregon a Massachusetts), competiu em nove triatlos Ironman e correu, pedalou e nadou num total de 2.500 km pelos seis estados da Nova Inglaterra.
A primeira vez que McGillivray correu a Maratona de Boston foi em 1973, quando tinha 19 anos. Ele correu nos 16 anos seguintes (incluindo em 1982, quando ele correu em 3h14m com os olhos vendados e escoltado por dois guias para arrecadar mais de 10 mil dólares para o Carroll Center for the Blind em Newton, Massachusetts).
Em 1988, McGillivray passou a ser o diretor técnico da maratona. Então, ele começou a correr o percurso após o término da prova. Ele continuou a fazer isso todos os anos, mesmo quando foi nomeado diretor oficial da corrida em 2000.
“Difícil de colocar em palavras, 50 anos passaram-se tão rápido”, disse McGillivray ao cortar a meta. “Mas fui abençoado por poder fazer muito disto para a caridade, retribuir a muitas causas diferentes … poder ajudar quem precisa.”