A norte-americana Chaunte Lowe anunciou a sua retirada da alta competição. A atleta de 38 anos, especialista do salto em altura, foi campeã mundial de pista coberta há dez anos, conquistou uma medalha de prata no Mundial de Helsínquia 2005, um bronze nos JO de Pequim 2008 e um bronze no Mundial de Doha 2010.
Vencedora de 12 títulos nacionais em pista coberta e ao ar livre, Lowe ainda detém os recordes nacionais ao ar livre com 2,05 m e em pista coberta com 2,02 m.
No mesmo dia em Junho de 2010, ela saltou 2,05 m e depois, 6,90 m no comprimento, também seu recorde pessoal.
Apenas duas mulheres na história – Dorothy Odam e Sara Simeoni – competiram em mais finais olímpicas do salto em altura do que Lowe.
Mãe de três filhos, descobriu em 2018 que tinha um caroço no seio. Em 2019, passou por uma dupla mastectomia e meses de quimioterapia. Lowe conseguiu ficar finalmente livre do cancro e em 2021, aos 37 anos, voltou a competir no salto em altura e no salto em comprimento.
Nos últimos anos, Lowe obteve sucesso como oradora pública, dando palestras motivacionais sobre a importância da perseverança. “Ser capaz de pegar na medalha e falar com crianças e estudantes atletas, foi um ponto de viragem incrível na minha vida”, disse ela numa recente entrevista ao Team USA. “Isso trouxe-me muito mais alegria do que receber a medalha”.
“Não desista de fazer as coisas da maneira certa, perseguindo os seus objetivos com integridade e encontrando maneiras de superar qualquer obstáculo.”