A World Athletics nomeou os seis membros que fazem parte do primeiro Comité de Ética em Investigação Independente (WAIREC).
O novo organismo foi criado para apoiar a investigação aplicada da Federação Internacional em ciência do desporto e medicina desportiva.
O Dr. Dennis Hemphill, da Austrália, foi nomeado presidente. Ele é educador de ética e integridade e professor honorário de ética desportiva no Instituto de Saúde e Desporto da Universidade de Victoria.
Fazem também parte do WAIREC, a britânica Paula Radcliffe, ex-recordista mundial da maratona, as italianas Dra. Paola Berchialla, professora assistente em bioestatística no departamento de ciências clínicas e biológicas da Universidade de Turim, e a Dra. Andrea Macaluso, professora associada de fisiologia humana na Universidade de Roma Foro Itálico.
Os outros membros são o finlandês Olli Heinonen, professor do Departamento de Medicina Clínica da Universidade de Turku, e a suíça Marjolaine Viret, advogada e investigadora, especializada em arbitragem desportiva e direito da saúde.
A World Athletics disse que o WAIREC é um “órgão totalmente independente” que “não representa” a organização, mas “avalia propostas de investigação envolvendo seres humanos”.
O mandato do novo organismo é de dois anos, com possibilidade de recondução no final dos seus mandatos.