O norueguês Markus Rooth bateu aos 20 anos, o recorde nacional do decatlo no Multistars, em Grosseto, no Meeting de Ouro do World Athletics Combined Events Tour disputado no passado domingo.
Rooth registou 8.307 pontos, obtendo a liderança europeia deste ano. Outro norueguês, Sander Skotheim, de 19 anos, foi segundo com 8.298 pontos no seu primeiro decatlo como sénior.
Ambos os atletas superaram o anterior recorde norueguês de 8.228 pontos estabelecido por Martin Roe em 2018 e também conseguiram os mínimos de qualificação para o Campeonato Europeu de Atletismo, estabelecidos em 8.100 pontos.
Rooth estabeleceu recordes pessoais em cinco provas, enquanto Skotheim conseguiu nove recordes pessoais. A sua pontuação de 8.298 pontos foi também a segunda melhor marca de sempre alcançada por um júnior num decatlo sénior, superado apenas pelo alemão oriental Torsten Voss com 8.397 pontos.
Em femininos, a suíça Annik Kalin, de 22 anos, venceu o heptatlo com 6.398 pontos, superando em sete pontos o anterior recorde nacional de Geraldine Ruckstuhl.
Kalin vai estar presente no final deste mês em Gotzis, com o objetivo de conseguir os mínimos para o Campeonato Mundial fixados em 6.420 pontos.