O Conselho Olímpico da Ásia (OCA) anunciou que foram adiados devido à pandemia, os Jogos Asiáticos marcados para Hangzhou, na China, entre 10 e 25 de Setembro.
A OC disse ainda em comunicado que “novas datas dos 19º Jogos Asiáticos serão acordadas … num futuro próximo”.
Para muitos atletas, os Jogos Asiáticos têm maior importância do que os Campeonatos Mundiais das suas modalidades.
Já antes em Dezembro, tinham sido cancelados os Jogos Asiáticos da Juventude, que deveriam ter decorrido em Shantou, na Chinas.
Hangzhou fica a cerca de 175 km de Xangai, onde as restrições estão em vigor enquanto as autoridades tentam conter os casos de Covid-19, que começaram a aumentar novamente em março.
A China realizou em Pequim, os Jogos Olímpicos de Inverno em fevereiro e os Jogos Paralímpicos em março, sob estritas restrições decorrentes da pandemia.
Também os Jogos Universitários Mundiais que deveriam ocorrer em Chengdu entre 26 de Junho e 7 de Julho, foram adiados pelo segundo ano consecutivo. O evento será realizado em datas a serem anunciadas em 2023.
Antes deste segundo adiamento, alguns países, incluindo a Grã-Bretanha e Canadá, já tinham anunciado que não enviariam equipas, citando vários motivos, incluindo a saúde e a segurança durante a pandemia e a guerra na Ucrânia.
Os Jogos Universitários Mundiais costumam contar com mais de 5.000 atletas em muitas modalidades olímpicas.