O holandês Jo Schoonbroodt bateu na Bélgica o recorde mundial da maratona no escalão +70 anos ao completar a Maasmarathon de Visé em 2h54m48s.
Schoonbroodt superou o anterior recorde por 29 segundos e que pertencia a Ed Whitlock.
Schoonbroodt partiu com o objetivo de correr em menos de três horas para completar a sua 75ª maratona abaixo da barreira das três horas.
O seu tempo não só bateu o recorde oficial de Whitlock como também o recorde mundial não oficial de Gene Dykes de 2h54m23s, marca feita na Maratona de Jacksonville em 2018. Mas o percurso não tinha sido legalizado pela Federação Norte-Americana.
Schoonbroodt disse na sua página do Instagram que não tinha o objetivo de bater o recorde. “Um tempo inferior a três horas era o meu objetivo, mas agora estou feliz por poder considerar-me o corredor +70 mais rápido do planeta.”
Este recorde não é o primeiro de Schoonbroodt, já que o residente de Maastrict, bateu o recorde mundial das seis horas +M60 anos em 2012, cobrindo quase 79 km. “Sempre fui inspirado a correr pelos outros”, diz Schoonbroodt. “Espero que este recorde inspire outras pessoas da minha idade a começar a correr.”
Quando o maratonista de 71 anos não está a correr, está habitualmente a brincar com os seus netos ou a caminhar. De acordo com o seu site, ele gosta de viver de acordo com o lema de aproveitar todos os dias e estar presente no momento.