A norte-americana Shelby Houlihan, que está a cumprir uma suspensão de quatro anos por doping, perdeu o seu último recurso no Tribunal Federal Suíço. Houlihan terá agora que cumprir toda a suspensão e só poderá voltar à competição em janeiro de 2025.
A novidade foi anunciada no seu Instagram. “Disseram-me desde o início que era um tiro no escuro”, escreveu Houlihan. “A verdade não venceu aqui e é devastadora.” A 11 vezes campeã norte-americana na pista continua a afirmar que não se dopava conscientemente e que a suspensão é injusta.
Em dezembro de 2020, Houlihan testou positivo para o esteroide nandralona e em junho de 2021, a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) suspendeu-a por quatro anos. Depois da suspensão ter sido anunciada, Houlihan afirmou que o resultado positivo tinha sido devido à carne contaminada de burrito consumido na noite anterior ao teste.
Houlihan recorreu da suspensão e tentou provar sua inocência, mas o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) manteve a decisão, afirmando que “a explicação da atleta de que o 19-NA na sua amostra resultou do consumo da carne de um javali não castrado, não pode simplesmente ser aceite. A explicação pressupõe uma cascata de improbabilidades factuais e científicas, o que significa que a sua probabilidade composta é (muito) próxima de zero.”
Houlihan lançou uma página no GoFundMe para ajudar a pagar as suas despesas legais. Num esforço final para anular a suspensão, ela recorreu no final de 2021 para o tribunal superior do Tribunal Federal Suíço. Na semana passada, o tribunal decidiu indeferir o seu recurso devido à falta de provas.