A Xistarca editou recentemente o livro Os “Môces” do Liceu de Faro, da autoria de Luís Horta, que foi um excelente fundista e uma autoridade no domínio antidoping.
A história da célebre equipa do Liceu de Faro nos anos 70 do século passado é uma história invulgar demonstrativa da capacidade de iniciativa dos jovens e do que são capazes de fazer. Na sua introdução, Luís Horta refere que as crónicas que compõem o livro “baseiam-se em factos verídicos, embora alguns factos possam ser apresentados ligeiramente fantasiados, de modo a preservar a privacidade dos protagonistas”.
Luís Horta conta-nos de forma simples como apareceu a jovem equipa de atletismo treinada por António Campos, então também aluno do Liceu. Apesar de ter apenas 15 anos, António Campos revolucionou por completo o atletismo no Liceu! São estórias deliciosas com nomes que se tornaram mais tarde grandes atletas como João Campos, Luís Horta, Ezequiel Canário e Humberto Sequeira, entre outros.
Aos 28 anos de idade, João Campos ganhou a medalha de ouro nos 3.000 metros dos I Jogos Mundiais de Pista Coberta, em Paris. E no ano seguinte, ganharia a medalha de bronze no Europeu de Pista Coberta em Madrid 1986. Sempre trinado por António Campos.
Luís Horta conta-nos com vários exemplos, o papel decisivo de António Campos na evolução da equipa, facto notável dada a sua idade.
Vamos encontrar nesta obra, estórias deliciosas como as deslocações da equipa a provas em Lisboa, Porto, Seia, S. João da Madeira, Viseu ou num estágio em Saarbrucken, Alemanha. Ou a rivalidade com a Escola Industrial e Comercial de Faro. Ou a estória de “Stalin”, engraxador de Faro com uma grande descoordenação neuromuscular, que queria correr a maratona. Luís Horta descreve como António Campos conseguiu pô-lo a correr mas o Centro de Medicina Desportiva de Faro recusou-se a passar o necessário atestado médico para se filiar na Associação de Atletismo do Algarve.
O livro custa 15 euros e pode ser adquirido nas instalações da Xistarca (Calçada da Tapada, 71 A/Lisboa) ou pelo email geral@xistarca.pt