(Foto de arquivo)
De Santos a Belém, voltámos a ter milhares de mulheres a participarem na 16ª edição da Corrida da Mulher que teve Rosa Mota e Carlos Moedas como padrinhos. A prova foi aberta pela primeira vez ao sexo masculino que naturalmente, cortou a meta antes das melhores senhoras.
Dada a partida, rapidamente se formaram dois grupos. O masculino com Hermano Ferreira, Carlos Costa e Hélder Santos. O feminino com Sara Moreira, Susana Francisco, Jéssica Augusto e Dulce Félix.
Aos 13 minutos, Hermano já só tinha a companhia de Carlos Costa mas com um forte ataque, conseguiu ganhar um pequeno avanço que conservou até à meta, gastando 15m18s nos 5 km do percurso. Carlos Costa foi cronometrado em 15m24s e Hélder Santos em 15m46s.
Em femininos, Sara Moreira atacou por volta dos 11 minutos e ganhou alguns metros a Susana Francisco, cortando a meta em 16m56s. Susana ficou a cinco segundos com Dulce a fechar o pódio a 13. Jéssica foi quarta com 17m32s e Doroteia Peixoto, quinta com 17m42s.
Mais atrás, Rosa Mota cortou a meta em 22m25s, marca notável para quem vai fazer 64 anos este mês. Armando Aldegalega, de 84 anos, certamente o concorrente mais velho em prova, gastou 26m43s, na companhia de Luzia Dias.
Foi uma jornada muito animada, com a maioria das mulheres a fazer os 5 km a caminhar. Evento muito importante para a sensibilização do problema do cancro da mama e da importância da prevenção.
No final, o Maratona Clube de Portugal entregou um cheque no valor de 50.185 euros à Liga Portuguesa Contra o Cancro.